Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

NÃO DESISTA DE SEU ARMÁRIO TRAGA-O DE VOLTA A VIDA!


Ufaaaaaaa! Olha eu aqui de novo...


Gente, já que o trabalho é muito e  o dinheiro é pouco, nada melhor que compartilhar né!?

Depois de um mês de muito trabalho quero dividir duas formas de poder trazer seu armário de volta á vida,que eu aprendi e que foi o que eu estava fazendo com dois armários embutidos, que as donas, receberam a sugestão de exterminá-los por estarem em precárias condições, e que se negaram em fazê-lo por acreditarem em seus potenciais,  e olha só, quanta madeira iria pro lixo se não fosse a bendita da " ...Ai que penaaa...! " ,  ou então, " ..Não tenho mais dinheiro!Será que dá pra gente dar um jeito???"

E aí  vão as respostas, mas primeiro vamos as histórias?!


ARMÁRIO 1:

material usado- lixa de madeira, 1/4 de seladora, 3/4 verniz marítimo incolor com brilho, uma garrafinha de 350ml de betume, cola branca, aguarrás 2 lts de 500ml, resto de pó da madeira do próprio armário e  quatro dobradiças novas.

Este está em um apartamento que a minha grande amiga do coração Flavicha, acabou de comprar e a corretora que o vendeu falava o tempo todo pra ela:


... Olha se vc quiser, podemos arrancar esta coisa velha e horrorosa daí, porque não serve mais pra nada , e o negócio é arrancar tudo da parede e  jogar no lixo !... 

E ela por não ter mais muito dinheiro,  ficar com pena e acreditar no pintinho feio, logo me chamou o que  foi a salvação do coitado, rs!

 E aí começam os trabalhos:


Além das portas caídas, retirei todas as outras para facilitar , enumerei tudo com um lápis para saber de que local eram e guardei todas as peças em um pote para não perde-las.


Retirei aqueles papéis de presente antigos colados nas prateleiras
irkkkkkkk


Lixei tudo (pode ser na mão, mas se tiver uma máquina de lixar pequena já vai ajudar bastante), comecei com a lixa mais grossa n 80 e para finalizar  a mais fina, n 120, para os grandes buracos juntei o pó da madeira que caiu nos cantos, coloquei em um pote e misturei com cola branca até ficar como uma massa que possa pegá-la com espátula e tapei os grandes buracos, para os pequenos e espaços a serem rejuntados, fiz outra massinha  usando o pó misturado com a seladora, que deixa da mesma cor e não precisa comprar massa de madeira.



***OBS>>>Vale sempre a pena juntar  o pó durante o trabalho de lixamento da madeira, para não ficar com muita diferença na cor do que será concertado, pode acreditar. 


Depois de tudo tapado e seco após 24 hrs, lixe novamente e limpe com aguarrás o móvel todo , não use pano molhado e nem outro produto já que o verniz e seladora tem como base a aguarrás pois pode correr o risco de empolar a madeira estragando todo trabalho que virá por vir ou pode deixa-la cheia de bolhas ou manchada, devido a incompatibilidade dos produtos, passe uma demão de seladora e espere o tempo indicado de secagem, eu geralmente vou descansar e volto no dia seguinte...rs!



Como este armário estava com duas cores, de um lado um vermelho quase preto tipo mógno misturado com jacarandá de um lado e um castanho meio que cerejeira devido o desbotamento com o sol e o tempo do outro, eu dilui um pouco de betume com aguarrás e passei no móvel inteiro para dar um tom meio termo tirando um pouco do vermelho e escurecendo  o que estava claro esperei secar durante 1 hora e apliquei 3 demãos de verniz no armário todo por dentro e  por  fora, recoloquei as dobradiças, portas e prateleiras , que eu sugiro vc ter um ajudante para segurar as portas enquanto são recolocadas pois é um pouco difícil.





E PRONTO! OLHA O BONITÃO NA AVENIDA AÍ GENTE!!!!!!!!















ARMÁRIO 2:

Esse é do meu vizinho e  deu até vontade de chorar, pois estava todo estragado devido uma chuva que escorreu pelo telhado a um tempo atrás, pareceu até que ele chorou também.

Neste, o material usado já foi outro, pois tinha trabalho de marchetaria e colagem de folha de madeira, que são  feitos com cola de contato e precisa de reduthor para limpá-los, o que não é compatível com a aguarrás, então, esquecemos todos os outros produtos anteriores e passamos a usar verniz e seladora a base de nitrocelulose que apesar de dar o mesmo trabalho, na hora da secagem é muito mais rápido, só fazendo pra ver, vc vai ficar boba,  agora o cheirooooo, nossa ! Tem de ter máscara viu?!

Material comprado:

2 lts de 1/4 de verniz a base de nitrocelulose, 2 lts de seladora a base de nitrocelulose, 2 lts de reduthor 500 ml, lixas de madeira ns 80/100/120 e o resto do trabalho retirando a parte de betume, foi igualzinho, e  por isso para  não encher a sua paciência que deve ser guardada para o seu lindo armário futuro, eu só vou postar as fotos do antes e do depois tá?!

Então, dá uma olhada e vê se gosta???
ANTES




 DEPOIS...





E pronto só falta a vizinha concertar a parede.

Agora, sem mais blá, blá, blá, dá uma comentada do que vc achou, sei que as cores são a última moda, mas a idéia aqui  foi só mostrar que madeira sempre tem vida e que ás vezes, da pra ter o que já se teve antes, e que se depender de vc basta reciclar sem precisar reinventar.
Vai lá, cria coragem, faz o seu, não é caro não, agora se preferir, me chama que eu vou tá?!

:-)

14 comentários:

CANTINHO DA EDNA ATELIÊ disse...

EXTRAORDINÁRIO!

Erleni Marcia de Oliveira disse...

Trabalho maravilhoso!!!!

Claudia Sodré disse...

Oi ana adorei de verdade...que trabalho incrivel eu adoro madeira natural acho chic, estilosa e combina com tudo..meus enormes parabens pela execução desse trabalho, dah trabalho claro que dah gente!!..mas vale muito a pena..a economia é enorme, porque um armario desses esta carissimo..de repente joga essa reliquia fora para adquirir um de MDF que nao dura nem um ano ja esta todo torto..querida sem palavras diante dessa riqueza..so me resta colocar meu carimbo de.... LUXOOO!!! AMEI DE PAIXAOO.BJO GRANDE DA CLAUDIA

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Olá Ana,
Ficaram maravilhosos!!!
Como é bom ver a madeira renovada.
Beijo Grande
Andréa Cabral

Unknown disse...

Ana isso so mostra q coisa boa se recupera... aquela chuva no mdf ia mesmo p o lixo...rs ...perfeito garota, vc é nota 10 no quesito: fazer valer a pena.
bjs

Patrícia Gonçalves disse...

Olá Ana
Primeiro adorei o título do post!
Não desistir do que temos, reaproveitar é o máximo, queria ter aprendido isso a mais tempo..rsrsr
O que vc. fez foi maravilhoso, uma recuperação de UTI...kkk
Adorei demais, e quem liga pra cores depois desta salvação?kk
Amei de paixão, parabéns!!!!
bjs
Paty

Unknown disse...

Menina que trabalhão, você é D+!
Revitalizou os móveis, ficou como se o marceneiro tivesse acabado de instala-los.
Parabéns,um abraço e fica com Deus!

Bel disse...

Ana, esta é aprimeira vez que venho no seu cantinho. Puxa, eu tenho um guarda-roupa antigo. E está precisando de uma boa reforma. Sabe aquele bichinho que dá na madeir,. pois é. Faz um estrago. mas a madeira está perfeita, Sua postagem me incentivou a recuperá-lo.
Voltarei mais vezes aqui.
Beijos, Bel

casa de fifia disse...

ótimo trabalho, o bichinho ficou como novo rsrs


baci

Multiartes... disse...

Ana, minha querida eu sou sua fã....

Amo as transformações que vc faz....Parabéns mais uma vez....

Bjo.

Eliane Lima disse...

Parabéns o trabalho ficou ótimo ainda bem que existe pessoas como você para que as coisas não venham parar no lixo beijos e bom trabalho eliane lima.

Nadja disse...

Ana Martins! Grande Ana!
Sempre com a mão na massa revelando o seu talento através de sua garra.
Parabéns menina!
Você vai longe , porque tem garra e talento.
Amei tudo e continue sempre assim.
Adorei te ver!

Bjksss

Ana Lucia disse...

Parabéns pelo trabalho, e eu sei o quanto é trabalho, porque a anos eu dei uma geral nos armários dos meus filhos.
Bom domingo!

madeira em forma disse...

Ana, preguiça não tem vez aí mesmo. Belo trabalho! E que disposição enfrentar peças tão grandes assim. Seu acabamento ficou ótimo, o balcão da última foto ficou lindão. Gosto de móveis assim, com estrutura boa e desenhos antiguinhos. As portinhas de treliça são muito delicadas.
Beijos e agradeço a visita